segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Semana da Amamentação

Por Agência Brasil, estadao.com.br, Atualizado: 1/8/2011 10:13

Menos de 40% dos menores de 6 meses são alimentados com leite materno

 

BRASÍLIA - No primeiro dia da Semana Mundial da Amamentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que menos de 40% das crianças menores de 6 meses em todo o mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno.
De acordo com o órgão, mais de 170 países - incluindo o Brasil - celebram a data em uma tentativa de aumentar os índices. O aleitamento materno exclusivo constitui uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos.
De acordo com a diretora-geral assistente da OMS, Flavia Bustreo, a introdução ao leite materno logo nos primeiros dias de vida do bebê, o regime exclusivo nos primeiros seis meses e a permanência do alimento na dieta até pelo menos os 2 anos de idade podem reduzir em um quinto a morte de menores de 5 anos.

http://estadao.br.msn.com/ciencia

É válido lembrar que não existe "leite fraco", todas as mães produzem leite materno ideal para seus filhos, e o leite de vaca não substitui o leite materno, pois, não contém anticorpos que são transmitidos ao bebe pelo leite materno, quanto mais o bebe mama mais leite será produzido, para ajudar é importante beber bastante líquido o que não inclui bebidas alcoolicas como cerveja preta. Em casos de maior  dificuldade as mães devem procurar um banco de leite onde as mães que tem leite em "excesso" doam o leite para as mães que não conseguem amamentar seus filhos. Em caso de dúvidas procurem seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário