quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alimentos Antioxidantes, quais são e pra que servem???

Quem nunca ouviu falar em Alimentos Antioxidantes?? Sua importância para o organismo e para a beleza, também são muito citadas. Mas afinal quais são esses alimentos e para que realmente servem?


É sobre isso que vou falar hoje:

Os antioxidantes são substâncias capazes de prevenir os danos provocados pelos radicais livres, que nada mais são do que reações químicas produzidas naturalmente pelo nosso corpo, esteja você saudável ou doente, por exemplo eles ajudam a combater infecções. . Entre eles estão as vitaminas, os sais minerais e os pigmentos presentes em muitos alimentos.

Nossos Hábitos também contribuem para a produção desses radicais livres como, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta inadequada e até mesmo exercícios físicos muito intensos..

O estresse oxidativo ocorre quando quando há um desequilíbrio entre a liberação de radicais livres e a remoção deles pelos antioxidantes. Caso ocorra esse estresse por muito tempo,  pode prejudicar o funcionamento dos órgãos, contribuir para o aparecimento de doenças e para o envelhecimento precoce.

Algumas doenças estão sendo relacionadas com os radicais livres, entre elas estão o câncer, catarata, artrite e Parkinson.No entanto não quer dizer que todas as pessoas desenvolvam essas doenças somente por esse
motivo.

Existem formas de combater esses radicais, entre elas estão:
Manter uma dieta equilibrada e variada diariamente;

Esses alimentos além de ajudar nosso organismo na prevenção de doenças, também é responsável por "retardar" o aparecimento de rugas, entre esses alimentos é claro que estão os "in natura" e não os prontos, enlatados e etc

-Ferro: grãos de cereais integrais e hortaliças verde-escuras, carnes, aves, peixes, leguminosas, importante não consumir com leite e derivados pois o Cálcio compete com o Fero no momento da absorção, para melhor absorção consumir alimentos ricos em vitamina C junto ou logo após as refeições.
 
- Zinco: ostras, carne, iogurte e cereais enriquecidos.
 
-Selênio:  principal fonte, castanha-do-pará (uma unidade já atinge as necessidades diárias). Frutos do mar, aves, vísceras, cebola, alho e cogumelos, produtos à base de grãos integrais.
 
- Vitamina C:  tomate, pimentão, frutas cítricas (laranja, abacaxi, acerola e limão ), melão, brócolis.

- Vitamina A e carotenoides: encontrados  nas frutas, verduras e legumes laranja, amarelos e verde-escuro na gordura do leite, na gema do ovo ,

-Vitamina E: óleos vegetais (azeite, girassol, milho, soja ), sementes, castanhas, cereais, ovos, nozes e verduras.

- Vitamina B2: carnes, vegetais folhosos verdes e laticínios.

- Bioflavonoides: uvas e verduras frescaas.

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