quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUCO DE LARANJA X REFRIGERANTE

Quem já não ouviu esta história:

As calorias de um copo de suco de laranja é igual ou superior a um copo de refrigerante, bom vamos a alguns dados:

-1 copo (200ml) de suco natural de laranja sem açúcar tem aproximadamente 90Kcal
-1 copo (200ml) de refrigerante tem aproximadamente 80Kcal

É fato!!! O refrigerante tem realmente menos calorias que um copo de suco de laranja, no entanto isso não quer dizer que é a melhor opção escolher por um produto de menor caloria. Nesse caso temos que pensar nos benefícios que cada produto trará.

A diferença apresentada a seguir é o que chamamos de caloria cheia (suco de laranja) e caloria vazia (refrigerante), onde a caloria vazia não traz benefícios nutricionais.

No caso do suco de laranja além de fibras naturais, contém vitaminas e não há corantes nem conservantes. Já no caso dos refrigerantes além de não conter fibras ter açúcar, corantes artificiais e conservantes, é preciso ficar atento aos rótulos pois o rótulo de uma latinha de 350 ml, tem seus valores baseados em 200ml ou seja uma porção e não a quantidade adquirida do produto.

O mesmo acontece com os demais produtos industrializados. É preciso ficar atento as porções dos rótulos e aos benefícios nutricionais de cada produto ou alimento na hora de escolher.

Os dados apresentados foram obtidos através do rótulo e da Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão Nutricional. Prfª Drª Sonia Tucunduva Philip

3 comentários:

  1. Hum... interessante. Adorei a dica. Mas acrescentaria ao suco de laranja, cenoura e beterraba. Uma delícia! Bjs

    ResponderExcluir
  2. interessante mesmo, mais eu gostaria de saber quantas calorias tem um suco de laranja 200ml com uma colher de chá de chia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Desculpe a demora, bom são 90 calorias do suco mais 47 calorias da chia (137 kcal).

    ResponderExcluir